Skip to main content

As Giras de Conversa do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo são espaços de reflexão a cerca de teatro, sociedade e cultura. Em nossa 3ª edição, as Giras serão dedicadas à observação crítica, portanto, após cada apresentação dos Atos Artísticos serão realizados encontros com artistas, críticos, pesquisadores e público em geral, para percorrermos os caminhos visíveis e invisíveis evocados pelas obras presentes na programação.

Gira de Conversa com Emerson Pontes (AM) e Grupo de Artes Dyroá Bayá (AM/SP)

Atividade online 

Data: 23 de outubro, sábado

Horário: Logo após a apresentação de “O guerreiro e o curupira” do Grupo de Artes Dyroá Bayá

Local: Sesc SP – Youtube

Grátis

Classificação indicativa: Livre

Emerson Pontes é um artista visual indígena. Formada em Biologia e mestre em Ecologia, parte também da arte educação em comunidades de beiras de rios. Reside em Manaus, território industrial no meio da Amazônia Central, onde se transforma para viver Uýra, uma manifestação em carne de bicho e planta que se move para exposição e cura de doenças sistêmicas coloniais.

O Grupo de artes Dyroá Bayá, da Etnia Tariano do 3º clã, com seu local de origem de Iauaretê, que fica localizado no amazonas, foi para Manaus em 2003 e desde então vem trabalhando com divulgação de sua cultura mostrando a sua arte ancestral para a sociedade atual. Através de oficinas, apresentações em escolas, praças, conferências, hotéis, atuando em filmes, séries, clipes, comerciais, contação de histórias, peças de teatro. O Grupo é formado por Severiano Kedasery ancião do grupo, Rosa Peixoto, Anderson Kary Báya, Aline Souza ,Mônica Bary e Dayane Nunes. Esse é o atual grupo de artes Dyroá Bayá. O grupo atualmente reside em São Paulo, atuando e ecoando seus saberes ancestrais para mais lugares.

Atenção:

Esta Gira de Conversa vai ocorrer logo após a exibição dos Ato Artístico “O guerreiro e o curupira”, do Grupo de Artes Dyroá Bayá. Para assistir a conversa basta acessar o canal do Sesc SP no Youtube  a partir do dia 23 de outubro, às 15h.

Leave a Reply