Ruth de Souza (1921-2019) mudou o percurso de nossas produções culturais. Dama do teatro, do cinema e da televisão, a atriz é essencial para contar a história do Brasil e da nossa cultura.
Em um país tão marcado pelo racismo estrutural, que persiste até hoje, Ruth, ao lado de outros atores e atrizes negros, soube atravessar esse sistema e ocupar os palcos e as telas, entendendo a importância de sua imagem na construção de um caminho que trouxesse representatividade e dignidade para a população negra brasileira.
O Itaú Cultural (IC) tem como parte de sua missão honrar e celebrar a memória de grandes artistas brasileiros, tendo já produzido a Ocupação Abdias Nascimento, em homenagem ao escritor e dramaturgo que idealizou o Teatro Experimental do Negro (TEN), grupo com o qual Ruth de Souza fez sua estreia no palco.
A organização reforça seu compromisso ao celebrar o centenário de uma das maiores atrizes de nosso país por meio do apoio à terceira edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, sediando, entre diversas atividades, a abertura do evento, com um show transmitido ao vivo do Palco Itaú Cultural, em uma grande festa que presenteia Ruth de Souza com o reconhecimento que ela merece e a reunião de artistas que mantêm viva sua memória.
Para conhecer mais sobre o trabalho que o IC faz de valorização das produções brasileiras e acompanhar nossa programação, acesse o site itaucultural.org.br e a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.
Itaú Cultural